TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Agência de checagem desmente fake news propagada por Ciro Gomes contra Lula

    Ex-presidenciável acusou falsamente o governo federal de estar envolvido em uma "falcatrua maior do que a do mensalão e petrolão juntos"

    Ciro Gomes (Foto: Reprodução)
    Guilherme Paladino avatar
    Conteúdo postado por:

    247 -  Durante uma entrevista concedida à CNN em 2 de março, Ciro Gomes (PDT) fez falsas acusações contra o governo Lula, alegando irregularidades no pagamento de precatórios. Segundo Gomes, o governo, que liberou R$ 93 bilhões para o pagamento de tais dívidas, estaria envolvido na venda desses precatórios para dois bancos com deságio de até 50%. O ex-presidenciável comparou a suposta prática ao mensalão e o petrolão, afirmando ser uma "falcatrua maior do que os dois juntos".

    Contudo, uma investigação conduzida pela equipe do Estadão Verifica revelou que as declarações de Gomes não correspondem aos fatos. Especialistas consultados esclareceram que o governo não vende precatórios, mas sim realiza o pagamento das dívidas devidas à Justiça. A venda de precatórios para terceiros, com descontos, é uma prática legal realizada por credores das dívidas, visando receber o dinheiro de forma mais rápida.

    Adicionalmente, o Ministério Público Federal (MPF) foi consultado sobre o assunto, confirmando que não há, até o momento, qualquer denúncia ou investigação relacionada ao caso mencionado por Ciro Gomes.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: