Enchentes causadas por tempestade Daniel deixam 150 mortos na Líbia
A tempestade também atingiu, nos últimos dias, a Grécia, a Turquia e a Bulgária, matando pelo menos 27 pessoas
RFI - As inundações causadas pelas chuvas que atingiram o leste da Líbia nos últimos dias deixaram pelo menos 150 mortos, disse um porta-voz do governo, nesta segunda-feira (11).
As enchentes causadas pela tempestade Daniel atingiram Derna, na região de Jabal Al-Akhdar e o subúrbio de Al-Marj, no leste, segundo Mohamed Massoud, porta-voz do chefe do governo paralelo, baseado em Benghazi.
Descrita pelos especialistas como um "fenômeno extremo em termos de quantidade de água", a tempestade também atingiu, nos últimos dias, a Grécia, a Turquia e a Bulgária, matando pelo menos 27 pessoas. Ela também causou "danos materiais significativos às infraestruturas e à propriedade privada", acrescentou o porta-voz líbio.
"Daniel" atingiu o leste da Líbia na tarde de domingo (10), principalmente as cidades costeiras de Jabal al-Akhdar (nordeste), mas também Benghazi, onde foi declarado toque de recolher e escolas foram fechadas. A região já vinha sendo afetada por chuvas torrenciais há vários dias.
Resgate - Equipes de resgate foram enviadas no domingo para Derna, cidade de mais de 100 mil habitantes, que fica 900 quilômetros a leste de Trípoli. As autoridades no leste da Líbia "perderam contato com nove soldados durante as operações de resgate na cidade", segundo Massoud.
Na segunda-feira, o governo paralelo, nomeado pelo Parlamento e instalado no leste da Líbia, declarou estado de calamidade em Derna. Centenas de moradores continuam presos em áreas de difícil acesso enquanto equipes de resgate, apoiadas pelo exército, tentam ajudá-los.
Imagens filmadas por moradores mostram enormes deslizamentos de terra e bairros inteiros submersos, bem como estradas e edifícios desabados.
A missão da ONU na Líbia afirmou estar "acompanhando de perto a situação de emergência (...) na região oriental do país", manifestando solidariedade às famílias das vítimas, numa mensagem publicada no X, antigo Twitter.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: