TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Telescópio espacial James Webb captura imagens inéditas da Nebulosa do Anel

    Identificada como M57 e NGC 6720, a Nebulosa do Anel está localizada a uma distância de 2.500 anos-luz da Terra

    Nebulosa do Anel registrada pelo instrumento NIRCAM (esquerda) e MIRI (direita), que capturaram diferentes detalhes da sua estrutura (Foto: Reprodução/ESA/Webb, NASA, CSA, M. Barlow; N. Cox; R. Wesson)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O telescópio espacial James Webb registrou uma nova imagem da Nebulosa do Anel, proporcionando uma visão inédita. A imagem recém-obtida mostra detalhes da estrutura resultante da estrela em seu núcleo, liberando suas camadas externas à medida que esgota suas reservas de combustível para a fusão nuclear que sustenta sua configuração. A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou os registros nesta segunda-feira (21).

    Identificada como M57 e NGC 6720, a Nebulosa do Anel está localizada a uma distância de 2.500 anos-luz da Terra. As imagens mais recentes, obtidas por meio dos instrumentos NIRCam (Near-InfraRed Camera) e MIRI (Mid-InfraRed Instrument), permitiram a revelação de detalhes do anel interno e das áreas mais externas dessa nebulosa.

    De acordo com informações da ESA, a descoberta da Nebulosa do Anel foi realizada em 1779 pelos astrônomos Antoine Darquier de Pellepoix e Charles Messier. Ambos os cientistas avistaram a formação enquanto tentavam rastrear o trajeto de um cometa através da constelação de Lyra, passando inadvertidamente próximo à nebulosa em questão.

    A NASA, a ESA e a Agência Espacial do Canadá (CSA) colaboraram para lançar o telescópio ao espaço em 25 de dezembro de 2021. Desde então, o telescópio percorreu aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros de distância da Terra.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: