Polícia Federal busca agentes do GSI suspeitos de facilitar invasão do Palácio do Planalto
Já há alguns nomes suspeitos
247 - A Polícia Federal (PF) busca identificar agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República suspeitos de facilitar o acesso de terroristas bolsonaristas no Palácio do Planalto no último domingo (8).
>>> Governo Lula exonera braço direito de Heleno no GSI enquanto pasta resiste a limpa
Segundo a Folha de S. Paulo, imagens do momento da invasão à sede do Executivo vão ser usadas para tentar identificar os servidores que teriam aberto caminho para os golpistas. Posteriormente, as imagens serão cruzadas com a lista de servidores que estavam trabalhando naquele dia. De acordo com quem acompanha as investigações, já há alguns nomes suspeitos.
O GSI vem sendo apontado por críticos como facilitador dos atos terroristas. Cerca de 20 horas antes da invasão, a pasta dispensou o pelotão de 36 homens do Batalhão da Guarda Presidencial. Durante a incursão, havia 40 homens na tropa de choque do GSI para proteger o prédio contra cerca de 700 invasores.
Segundo integrantes do GSI, a pasta não foi convidada para as reuniões de elaboração do plano de segurança da secretaria do GDF. O órgão teria sido apenas comunicado do que seria feito.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: