TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Cláudio Castro é eleito presidente do Consórcio de Governos do Sul e Sudeste

    Grupo composto pelos governadores do RJ, SP, MG, SP, ES, PR e SC defende mudanças no Propag e redução de pagamentos à União

    Cláudio Castro (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi eleito presidente do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), durante o 12º encontro do grupo, realizado em Florianópolis, nesta sexta-feira (22). Castro sucederá no cargo os representantes das sete unidades federativas que compõem o Cosud: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em discurso, Castro destacou o compromisso com a continuidade das iniciativas do consórcio e a ampliação das políticas públicas de integração regional e nacional. "É um consórcio que se consolida e se fortalece pelo diálogo e comprometimento dos governadores e suas equipes", declarou.

    No encontro, os governadores formalizaram a Carta de Florianópolis, que detalha ações conjuntas em áreas como segurança pública, meio ambiente e reforma tributária. O documento expressa críticas à PEC da Segurança Pública, apontando que a proposta compromete o Pacto Federativo ao centralizar competências estaduais, além de representar riscos ao financiamento de ações de segurança, destaca o jornal O Globo. No campo ambiental, foi firmada uma agenda integrada para enfrentar desastres climáticos e fomentar projetos sustentáveis, incluindo a produção de biogás e hidrogênio de baixo carbono. O Cosud também definiu estratégias para criar um corredor sustentável nas regiões Sul e Sudeste, priorizando a transição energética e o crédito de carbono.

    Outro ponto discutido foi a renegociação das dívidas estaduais, com defesa de condições mais favoráveis para pagamento à União e a retomada de investimentos. Na área tributária, os governadores reforçaram a necessidade de simplificação e uniformização, além de ajustes no saldo credor do ICMS e na tributação do comércio internacional.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados