Sara York é agredida por seguranças do prefeito de São Pedro da Aldeia (RJ) no Carnaval
"Os seguranças passaram a me enforcar", relatou a âncora da TV 247
247 - Âncora da TV 247, Sara Wagner York denunciou pelo Instagram na noite deste domingo (19) uma agressão que sofreu por parte de seguranças do prefeito de São Pedro da Aldeia (RJ), Fábio do Pastel (Podemos), durante o Carnaval da cidade.
"Durante os dias de carnaval eu sempre me divirto muito, eu faço em nome de todas as travestis que não tiveram a mesma possibilidade de estarem nos espaços de socialização nos quais hoje posso desfrutar. Na noite do dia 19 de fevereiro de 2023, por volta de 11h00, eu me dirigia até a área reservada pela prefeitura municipal de São Pedro da Aldeia para fazer a famosa fotografia panorâmica comemorativa do carnaval (como fizemos tantas vezes em outros anos, quando o prefeito em gestão não era Bolsonarista) na cidade onde moro e contribuo de forma pontual com todas as minhas obrigações. Ou seja, sou cidadã moradora do centro da cidade e honro com todas as minhas obrigações cotidianamente. Após me dirigir a portaria e receber autorização para entrar ao espaço subi até a área reservada e cumprimentei o prefeito de São Pedro da aldeia. o Sr. @fabiodopastel e na sequência me dirigi até o espaço ao qual faria o registro fotográfico do evento. Ao entrar na área reservada e assim que cumprimentei o prefeito, percebi que o secretário adjunto de turismo (não sei que nome, mas tenho vários áudios e imagens) chamava a equipe de seguranças para retirar alguém daquele espaço, até aquele momento não imaginava que esse alguém seria eu. Alegando que eu estava sem autorização para estar naquele espaço, o que não é verdade, pois já havia o feito. Os seguranças passaram a me enforcar e tomaram o celular que estava na mão do assessor que me acompanhava, mesmo sem apresentar qualquer forma de resistência", relatou Sara.
Outro lado: Prefeitura nega agressão
Após a publicação da matéria, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia enviou a seguinte manifestação ao 247:
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece a respeito dos eventos relacionados ao episódio de invasão de áreas restritas durante o carnaval 2023 no município.
Informamos que a jornalista Sara Wagner não fez contato com a Coordenadoria de Comunicação para demonstrar interesse na cobertura do evento e solicitar o credenciamento necessário, da mesma forma que outros colegas de profissão fizeram.
Sendo assim, ela invadiu a área restrita de segurança e apoio no domingo (19/02).
Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que a jornalista, após a invasão, tentou também acessar o palco principal no momento em que a apresentação da noite estava prestes a começar, mais uma área restrita do evento, cujo acesso era liberado apenas aos artistas, sua produção e o locutor.
É importante ressaltar a reincidência deste comportamento. Na sexta-feira (17/02), ela foi autorizada a entrar na área de segurança do evento, mesmo sem estar credenciada para a cobertura do Carnaval. Contudo, ela quis se dirigir ao palco principal, forçando sua entrada após a equipe não ter permitido o acesso ao palco, assim como o de nenhuma equipe de jornalismo. Em razão deste comportamento, sua entrada na área restrita não foi autorizada no sábado (18/02).
Identificada a invasão no domingo (19/02), a jornalista foi convidada a se retirar após tentar subir ao palco mais uma vez. No entanto, ela não recebeu bem a tentativa de diálogo dos profissionais da Prefeitura e alterou seu comportamento. Diante do desacato às pessoas que pediam sua saída e da tentativa de agressão ao secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, ela foi retirada do local, sem nenhum vínculo desta ação com qualquer motivação transfóbica.
Sobre a narrativa de enforcamento propagada pela jornalista, esclarecemos que está distorcida. Diante do desacato e tentativa de agressão ao secretário de Ordem Pública do município, a jornalista foi imobilizada por um agente da Guarda Municipal com o objetivo de cessar a tentativa de agressão.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que adotará as medidas cabíveis para provar a verdade dos fatos e reforça seu repúdio a qualquer tipo de discriminação.
O município conta com uma Coordenadoria LGBTQIA+, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que atua incansavelmente na garantia de direitos, promovendo reuniões com representantes da causa para a discussão de políticas públicas e apoiando a realização de eventos como a Parada LGBTQIA+ de São Pedro da Aldeia e o desfile do bloco “CarnaGay”, que aconteceu no último domingo (19/02) também com apoio da Prefeitura.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: