Ministério do Planejamento avalia liberar R$ 38 milhões ao IBGE para pesquisa sobre impacto das enchentes no Rio Grande do Sul
Solicitação da suplementação orçamentária já teria sido recebida pelo ministério, mas ainda não há definição sobre a disponibilização dos recursos
247 - O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) avalia liberar R$ 38 milhões ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização de ações específicas no Rio Grande do Sul, incluindo uma pesquisa amostral sobre os impactos das recentes enchentes no estado.
Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, a solicitação da suplementação orçamentária já foi recebida pelo ministério. De acordo com um auxiliar da ministra Simone Tebet ouvido pela reportagem “a ideia apresentada pelo presidente do instituto, Marcio Pochmann, é viável, mas ainda não há uma definição sobre disponibilizar o recurso pleiteado”.
Caso a pasta aprove a liberação dos recursos, o IBGE pretende iniciar a pesquisa o mais rapidamente possível. O objetivo principal é coletar dados e indicadores que servirão de subsídio para gestores públicos na tomada de decisões e no planejamento de ações de mitigação e recuperação dos danos causados pelas enchentes. Além da pesquisa, o IBGE planeja organizar uma força-tarefa para capacitar gestores públicos locais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: