CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Salários ganham participação no PIB, depois de uma década de retrocessos

Governo Lula tem ampliado a participação do trabalho na renda total

Lula e Luiz Marinho. Presidente disse em outubro que o Brasil poderia fechar o ano com criação de 2 milhões de empregos formais (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Ana Volpe/Agência Senado | REUTERS/Amanda Perobelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Os salários ganharam mais espaço na economia brasileira, conforme a massa de rendimentos do trabalho registra um significativo aumento de 11,7% em 2023. Essa mudança é evidenciada pela redução na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das empresas, que sofreu uma queda real de 9%. Esses dados, provenientes da Receita Federal e analisados pelo economista Marcos Hecksher do Ipea, refletem as políticas de estímulo fiscal implementadas pelo governo, principalmente após a promulgação da PEC da Transição, segundo aponta reportagem da Folha de S. Paulo.

A diminuição dos lucros empresariais aponta para uma reconfiguração na distribuição da riqueza, sinalizando um possível retorno aos níveis anteriores à pandemia. Essa tendência, identificada por Samir Cury do Insper, indica um aumento na participação dos salários no Produto Interno Bruto (PIB), possivelmente revertendo os índices observados na última década. Embora essas mudanças sejam favoráveis para a renda dos trabalhadores, representam desafios para o setor empresarial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO