E eis que surge José Dirceu

Sem avisar a ninguém, ex-ministro da Casa Civil aportou na reunião da executiva nacional do PT que está sendo realizada na sede da sigla, em São Paulo, para acompanhar o processo que decidirá quem será o candidato do partido no Recife; vale ressaltar que Dirceu e o senador Humberto Costa, que pode ser apontado como…

E eis que surge José Dirceu
Siga o 247 no Google Notícias Seguir no Google Notícias Adicione o Brasil 247 como fonte preferencial no Google Apoie o jornalismo independente Apoie o 247

PE247 – Se não bastasse todo o clima de tensão que a futura decisão da executiva nacional do PT sobre a sucessão do Recife tem gerado, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tratou de aumentar ainda mais a expectativa pelo desfecho desse imbróglio. Sem avisar a ninguém, o membro do Diretório Nacional petista aportou na reunião que está sendo realizada na sede nacional da sigla, em São Paulo, para acompanhar o processo. Mas com qual interesse? Nos corredores petistas, é comum o comentário de que o homem forte do primeiro governo do ex-presidente Lula não vai muito com a cara do senador Humberto Costa, atual nome de consenso indicado pelo comando petista para pôr fim aos conflitos internos recifenses.

E, para dar ainda mais tempero a esse caldo que já está grosso, José Dirceu se encontrou pela manhã com o prefeito João da Costa, que busca a homologação de sua candidatura à reeleição. Na reunião, o membro do Diretório Nacional teria se comprometido em ajudar o correligionário, que levou em conta a forte influência do “companheiro” sobre os membros da executiva.

Além de não gostar muito do senador Humberto Costa, o ex-ministro ainda tem uma, digamos, desconfiança muito grande em relação às pretensões nacionais do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), um dos patrocinadores da postulação do parlamentar. José Dirceu, segundo relatos, não teria gostado da hipótese de ver o PT perdendo uma cadeira no Senado justamente para um socialista. Caso Humberto seja eleito prefeito do Recife, o ex-governador Joaquim Francisco (PSB) assumiria a vaga na condição de primeiro suplente.

Porém, será que José Dirceu iria contrariar nesse caso o ex-presidente Lula, que apesar de não ter declarado publicamente, tem uma inclinação ao apoio à candidatura de Humberto Costa?

A reunião da executiva nacional começou com uma hora e quarenta minutos de atrasos. É uma promessa de que as discussões vão entrar pela noite.   

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

Cortes 247

Participe da discussão

Ao vivo

Inscreva-se

Cobertura contínua dos principais assuntos do dia.

Hoje na TV 247 3 de Julho
Acompanhe as
últimas notícias