CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Heba Ayyad avatar

Heba Ayyad

Jornalista internacional e escritora palestina

79 artigos

blog

Projeto de resolução estadunidense sobre Gaza não apela a um cessar-fogo imediato

"Os membros do Conselho de Segurança exigiram que fosse colocado em azul para que estivesse pronto para ser votado dentro de 24 horas"

Reunião do Conselho de Segurança da ONU (Foto: REUTERS/Carlo Allegri)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas distribuiu o quinto projeto de resolução, e uma cópia chegou à imprensa, relativo à guerra em Gaza e às catastróficas condições humanitárias sofridas por mais de dois milhões de palestinos.

Os membros do Conselho de Segurança exigiram que fosse colocado em azul para que estivesse pronto para ser votado dentro de 24 horas, mas os Estados Unidos continuam a procrastinar na esperança de que seja alcançado um acordo sobre um cessar-fogo e a libertação dos detidos, através da mediação egípcio-catariana. Os Estados Unidos distribuíram o projeto de resolução no seu primeiro projeto em 20 de fevereiro, dia em que usaram o seu veto contra o projeto de resolução argelino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No seu projeto atual, o projeto de resolução não apelava a um cessar-fogo imediato, e a referência a um cessar-fogo de "seis semanas" foi removida. O projeto de resolução afirma agora, no seu primeiro parágrafo de trabalho, que o Conselho de Segurança "apoia inequivocamente os esforços diplomáticos internacionais para alcançar um cessar-fogo. Um cessar-fogo imediato e sustentado como parte de um acordo que liberte reféns e forneça a base para uma paz mais sustentável e alívio do sofrimento humano." A esmagadora maioria dos membros do Conselho quer ver uma linguagem clara exigindo uma resolução imediata de cessar-fogo.

Por outro lado, o projeto de resolução, no seu texto alterado, composto por 26 parágrafos de trabalho, não afirma uma rejeição da esperada operação militar israelita em Rafah, mas antes uma expressão de preocupação relativamente a qualquer expansão da operação militar em Rafah e aos perigos da ação militar contra a população civil nas atuais circunstâncias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O segundo parágrafo do atual projeto de resolução dos EUA indica apoio à janela que o cessar-fogo proporcionará a um esforço diplomático para criar as condições para uma redução sustentável das hostilidades e o estabelecimento de uma paz duradoura, conforme estipulado na Resolução do Conselho de Segurança da ONU 2720 (2023).

No seu terceiro parágrafo de trabalho, o projeto de resolução apela à adesão ao direito internacional humanitário, nomeadamente no que diz respeito às ações relativas à proteção de civis e monumentos civis e à proteção da ajuda humanitária, dos profissionais de saúde e das infraestruturas médicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O quarto parágrafo apela à expansão e aceleração da entrega de ajuda humanitária a todas as partes de Gaza, e à necessidade de remover todas as barreiras e obstáculos à ajuda humanitária, de acordo com o texto da Resolução 2712 (2023) do Conselho de Segurança. O projeto de resolução também apela à entrega de ajuda em todas as travessias, à abertura de outras travessias, ao benefício das linhas marítimas quando disponíveis, e à necessidade de proporcionar proteção a essas travessias.

No quinto parágrafo, o projeto de resolução rejeita o deslocamento forçado da população civil em Gaza, o que constitui uma violação do direito internacional, do direito internacional humanitário e do direito internacional dos direitos humanos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O projeto de resolução também apela ao Hamas e a outros grupos armados para que permitam imediatamente a "comunicação humanitária com os restantes reféns". O projeto de resolução apela ao fim do financiamento de "movimentos terroristas".

O projeto de resolução também enfatiza a necessidade de respeitar e proteger os hospitais e os trabalhadores da saúde e da área médica. Apela a todas as partes para que respeitem todas as notificações humanitárias e mecanismos de distribuição para garantir a segurança do pessoal da ONU e dos trabalhadores humanitários. A resolução também apela a todas as partes para que cooperem com a Coordenadora Humanitária e de Reconstrução das Nações Unidas, Sra. Sigrid Kaag.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O parágrafo 22 refere-se à necessidade de respeitar a Linha Azul no sul do Líbano e apela a todas as partes para exercerem contenção, enquanto o parágrafo 23 condena nos termos mais veementes os ataques Houthi a navios que atravessam o Mar Vermelho e exige que sejam imediatamente interrompidos. Os parágrafos 24 e 25 também indicam a importância de trabalhar para alcançar uma paz duradoura baseada no reconhecimento mútuo, no respeito pelos direitos humanos, na proteção contra a violência e o incitamento, e no compromisso com a solução de dois Estados: Israel e Palestina vivendo lado a lado em paz dentro de fronteiras reconhecidas, em harmonia com as resoluções das Nações Unidas, conforme confirmado pelo projeto. A decisão baseia-se na unidade da Cisjordânia e da Faixa de Gaza sob a liderança da Autoridade Palestina.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO