HOME > Mundo

Senador republicano diz que acordo real-yuan impedirá sanções unilaterais do Ocidente

O senador Marco Rubio disse que Brasil e China "estão criando uma economia secundária no mundo

O senador estadunidense Marco Rubio (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O senador estadunidense Marco Rubio, republicano da Flórida, lamentou as consequências para o seu país do acordo entre Brasil e China para utilização das moedas nacionais ao invés do dólar no comércio bilateral. 

Falando à emissora Fox News, Rubio disse que Brasil e China "estão criando uma economia secundária no mundo, totalmente independente dos Estados Unidos. Não teremos que falar de sanções em cinco anos, porque haverá muitos países realizando transações fora do dólar que não teremos a capacidade de sancionar".

Em tom irônico, o jornalista Glenn Greenwald comentou no Twitter: "É ultrajante que países como o Brasil e outros estejam fazendo negócios em moedas diferentes do dólar, impedindo pessoas como Marco Rubio de estrangular e empobrecer populações inteiras sempre que ele não gosta de seu governo. Eles estão agindo como se fossem soberanos ou algo assim".

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o novo acordo deve resultar em "redução de custos" e "maior promoção do comércio bilateral e facilitação de investimentos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, representando mais de 20% de todas as importações, seguida pelos Estados Unidos, de acordo com os últimos números disponíveis. A China também é o maior mercado de exportação do Brasil, correspondendo a mais de um terço de todas as exportações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO