Mundo

Toma posse hoje na África do Sul o presidente reeleito Cyril Ramaphosa

Conforme o previsto, a cerimônia de posse reúne sul-africanos de todas as origens, estilos de vida e orientações políticas, unidos na diversidade nacional

Presidente Cyril Ramaphosa (Foto: Rodger Bosch/Pool via REUTERS/File Photo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - Com uma cerimônia no Palácio do Governo de Pretória toma posse nesta quartra-feira (19), Cyril Ramaphosa, como presidente reeleito da África do Sul, pelo Congresso Nacional Africano (CNA).

Como lembrou o ministro da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, a Constituição da África do Sul prescreve que o presidente da República deve prestar juramento cinco dias após sua eleição pela Assembleia Nacional (Parlamento).

No sábado passado, dia 15, Ramaphosa recebeu 283 votos dos parlamentares recém-eleitos nas eleições gerais realizadas no dia 29 de maio, contra o líder do partido Lutadores pela Liberdade Econômica (EFF), Julius Malema, que obteve apenas 44 votos dos legisladores.

Conforme o previsto, a cerimônia de posse reúne sul-africanos de todas as origens, estilos de vida e orientações políticas, unidos na característica diversidade nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Será, também, uma ocasião para destacar como a sétima administração será dirigida por um Governo de Unidade Nacional, que, embora integrado por mais de três partidos, será conduzido na prática por um entendimento entre o ANC e a Aliança Democrática (segunda força política), destacou Ntshavheni.

De acordo com o ministro, à cerimônia no Union Building (palácio de governo) estão convidados dignitários nacionais e estrangeiros, incluindo chefes de Estado e de Governo.

Entre outras personalidades, comparecerá o vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O partido UMkhonto we Sizwe (Lança da Nação), atual terceira força política da África do Sul), que se opõe com declarações muito enérgicas ao estabelecimento de uma aliança de governo entre o CNA e a DA, estará ausente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO