HOME > Brasil Sustentável

Cidades brasileiras devem se preparar para o aumento dos extremos climáticos, defende arquiteta

Novo programa da TV 247, Brasil Sustentável apresenta a história da arquiteta Ester Carro, fundadora de instituto de regeneração territorial em favelas brasileiras

Arquiteta Ester Carro (Foto: Reprodução | Agência Brasil )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A TV 247 acaba de lançar mais um programa em sua grade do final de semana para debater questões fundamentais da sociedade. O “Brasil Sustentável” teve sua estreia no último sábado (01/06) às 11h30 discutindo a crise ambiental global e as áreas de riscos nas periferias do Brasil. Hoje a maioria das cidades brasileiras não estão preparadas para o aumento dos eventos climáticos extremos e algumas regiões sofrem ainda mais com este cenário.

A jornalista Beatriz Bevilaqua entrevistou Ester Carro, ativista ambiental, arquiteta, urbanista socioambiental, professora e fundadora do Fazendinhando, instituto de regeneração territorial com desenvolvimento social nas favelas brasileiras. A ativista atua com projetos sociais desde criança, seu pai é líder comunitário da favela do Jardim Colombo, uma das favelas que fazem parte do complexo de Paraisópolis, em São Paulo. 

Quando Ester optou por estudar arquitetura, tinha em mente promover de alguma forma a mudança no lugar onde tinha crescido. O nome do instituto que criou é uma homenagem ao antigo lixão onde ela transformou numa área verde com parque e atividades de lazer e arte. Foram mais de 40 caminhões que saíram com lixo do local, e em 2018, a comunidade realizou o primeiro festival de arte do Jardim Colombo, na Fazendinha.

Para a especialista, os efeitos das mudanças climáticas para quem é mais pobre é devastador. “O que está acontecendo nas comunidades marginalizadas do Rio Grande do Sul é terrível. Eles estão sofrendo um impacto muito maior pois não têm recursos para reconstruir e muitas vezes estão inseridos em lugares onde não tem sequer a mínima infraestrutura urbana”, disse.  

A ativista também critica a cobertura midiática tradicional, pois nem todas as informações chegam como deveriam chegar. “Há muitas mobilizações e ativistas que não tem voz e nem espaço na grande imprensa. O impacto das questões climáticas nas comunidades, como as enchentes e desmoronamentos, é recorrente e não pontual. Acontece há muitos anos, mas somos invisibilizados”, enfatizou.

O programa traz a cada semana um especialista de alguma parte do país ou do mundo para compartilhar os desafios e possíveis soluções para o cenário de crise ambiental que vivemos hoje. O programa é conduzido pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que também apresenta o “Empreender Brasil” em parceria com o Sebrae e o “Sociedade do Amanhã”, onde discute semanalmente as principais transformações da sociedade nas últimas décadas e uma perspectiva sobre o nosso futuro.

Assista ao programa na íntegra: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: