HOME > Cultura

Livro biográfico celebra a vida de Mãe Hilda Jitolu, matriarca do primeiro bloco afro do Brasil: Ilê Aiyê

"Mãe da Liberdade: A trajetória da Ialorixá Hilda Jitolu" será lançado em cerimônia especial com transmissão ao vivo nesta segunda-feira (15), em Salvador

Mãe Hilda Jitolu (Foto: Divulgação/Acervo Ilê Aiyê)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu e a Fundação Rosa Luxemburgo lançam nesta segunda-feira (15), em Salvador, o livro biográfico "Mãe da Liberdade: A trajetória da Ialorixá Hilda Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê". A obra, que narra a vida da líder religiosa e sua contribuição para a fundação do primeiro bloco afro do Brasil, será lançada em uma cerimônia especial para convidados no dia 15 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da TV Correio Nagô no YouTube.

A biografia é fruto de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014 como parte do mestrado em Estudos Étnicos e Africanos da jornalista Valéria Lima, neta de Mãe Hilda e diretora-executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu. "Este livro não é apenas um testamento à vida de Mãe Hilda, mas também um passo necessário para preservar e compartilhar o legado de mulheres negras que moldaram nossa história. É uma honra poder contar a história de minha avó e inspirar futuras gerações a continuar seu trabalho", afirmou Valéria.

Valéria Lima
Jornalista e escritora Valéria Lima (Photo: Divulgação)Divulgação

Mãe Hilda Jitolu, reconhecida por sua dedicação à educação e à preservação da cultura afro-brasileira, teve sua história meticulosamente registrada por Valéria Lima. Nascida e criada no bairro do Curuzu, a autora encontrou inspiração na forte presença de sua avó e na missão educacional que marcou sua vida desde cedo.

A obra, editada pela Ogum’s Toques Negros, contou com o apoio institucional e político da Fundação Rosa Luxemburgo e parcerias com a BrazilFoundation e a agência Asminas. Após o lançamento, o livro estará disponível para download nos sites da Fundação Rosa Luxemburgo e do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu.

“É fundamental que a história e o exemplo de Mãe Hilda possam alcançar cada vez mais espaços e ecoar em mentes e corações. Sua trajetória confirma a imensa inspiração que mulheres negras do axé forneceram para a democracia no país", destacou Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo.

Letícia Sotero, Diretora Comercial da Agência Asminas, também enfatizou a importância do projeto: "É fundamental dar oportunidade para que o legado de mulheres negras seja preservado. Este lançamento não apenas celebra a história de uma figura tão importante como Mãe Hilda, mas também fortalece nossa missão de promover a valorização da luta das mulheres negras."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados