HOME > Mundo

China continuará a realizar ações militares no Estreito de Taiwan enquanto perdurarem as provocações separatistas

Porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado rebate declarações da "autoridade" da ilha

China realiza exercício militar no Estreito de Taiwan (Foto: Global Times)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Global Times - Em resposta ao discurso do líder regional de Taiwan, Lai Ching-te, em 20 de maio, Zhu Fenglian, porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, disse nesta quarta-feira (29) que essas observações são extremamente arrogantes e vis por natureza, traem o interesse nacional e são contrários à vontade do povo, constituindo uma provocação flagrante contra o princípio de Uma Só China e uma grave perturbação da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.

Se for permitido que isso se desenvolva, isso inevitavelmente levará a condições perigosas e turbulentas no Estreito, infligindo grandes danos ao povo de Taiwan, disse Zhu.

“Não vamos tolerar isso e não vamos ficar de braços cruzados”, disse a porta-voz, observando que contramedidas e sanções podem ser necessárias.

Quanto mais severa for a provocação, mais fortes serão as contramedidas. Se as autoridades do Partido Democrático Progressista (DPP) persistirem no caminho condenado da “independência de Taiwan”, inevitavelmente trarão o desastre sobre si mesmas e sofrerão as consequências, advertiu a porta-voz.

O discurso de Lai promove abertamente a teoria dos “dois estados”, tentando buscar a “independência” recorrendo a forças externas e meios militares. Sua atitude é arrogante e a natureza de suas ações é vil, observou a porta-voz.

Eles prejudicam gravemente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, arriscando seriamente a segurança e o bem-estar dos compatriotas de Taiwan, e impactam gravemente as perspectivas de desenvolvimento de Taiwan, observou Zhu. “Indivíduos perspicazes em Taiwan expressaram profundas preocupações sobre isso, refletindo os sentimentos partilhados pela maioria dos compatriotas de Taiwan”.

Após a chamada "posse" de Lai, o Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) realizou os exercícios Joint Sword-2024A em torno da ilha de Taiwan de quinta a sexta-feira da semana passada , em um movimento com o objetivo de punir as forças separatistas da "independência de Taiwan" e enviar um alerta a forças de interferência externas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: