HOME > Mundo

Exército israelense intensifica ataques no norte e no sul de Gaza

Israel está decidido a levar o genocídio às últimas consequências

Ataque israelense a Rafah (Foto: BASSAM MASOUD/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As forças israelenses avançaram profundamente nas ruínas do extremo norte de Gaza nesta segunda-feira (13) para recapturar uma área dos combatentes do Hamas, enquanto no sul tanques e tropas avançaram através de uma rodovia para Rafah, informa a Reuters.

Alguns dos combates mais intensos das últimas semanas estão ocorrendo tanto no norte quanto no sul. As operações israelenses em Rafah, que faz fronteira com o Egito, fecharam um importante ponto de passagem para ajuda. Grupos humanitários dizem que isto piorou uma situação já terrível.

Centenas de milhares de pessoas estão fugindo novamente. Cerca de metade da população de Gaza refugiou-se ali depois de Israel ter ordenado evacuações do norte de Gaza em outubro.

A autoridade sanitária de Gaza apelou à pressão internacional para reabrir o acesso através da fronteira sul, a fim de permitir a entrada de ajuda, suprimentos médicos e combustível para geradores de energia e ambulâncias.

“Os feridos e doentes sofrem uma morte lenta porque não há tratamento e suprimentos e eles não podem viajar”, afirmou.

Um membro estrangeiro da equipe de segurança da ONU foi morto na segunda-feira, quando um veículo com a marca da ONU que viajava para um hospital em Rafah foi atingido, elevando o número total de mortos de funcionários da ONU para cerca de 190.

Em Jabalia, no norte de Gaza, um amplo campo de refugiados construído para palestinos deslocados há 75 anos, as forças israelenses invadiram uma área onde alegaram ter desmantelado o Hamas há meses.

Os moradores fugiram pelas ruas repletas de escombros carregando sacolas com pertences. Bombas de tanques caíram no centro do campo e autoridades de saúde disseram ter recuperado 20 corpos de ataques aéreos noturnos.

"Não sabemos para onde ir. Fomos deslocados de um lugar para outro... Estamos correndo pelas ruas. Vi com meus próprios olhos. Vi o tanque e a escavadeira. É ali que rua", disse uma mulher, que não se identificou.

Um ataque aéreo israelense contra uma casa no campo de refugiados de Al-Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, matou pelo menos oito pessoas, disse Mahmoud Basal, porta-voz do Serviço de Emergência Civil de Gaza. Ele disse que várias outras pessoas ficaram feridas e desaparecidas.

O número de mortos palestinos na guerra já ultrapassou os 35 mil, com 57 mortos nas últimas 24 horas, segundo autoridades de saúde de Gaza.

Em Rafah, Israel intensificou os bombardeamentos aéreos e terrestres nas zonas orientais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: