HOME > Mundo

Irã impõe sanções aos EUA e ao Reino Unido por apoiarem Israel

EUA e Reino Unido participaram do abate de drones e mísseis do Irã durante seu ataque retaliatório em resposta ao ataque aéreo de Israel ao consulado iraniano na Síria

Bandeira do Irã (Foto: Reuters/Leonhard Foeger)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - As autoridades iranianas anunciaram nesta quinta-feira (2) sanções contra indivíduos e entidades dos Estados Undios e do Reino Unido, incluindo o secretário de Defesa britânico Grant Shapps, por apoiarem Israel.

"O Ministério das Relações Exteriores do Irã impôs sanções a uma série de indivíduos e entidades dos EUA... por seu apoio ao regime israelense e cumplicidade em cometer atos horríveis contra o povo palestino, incluindo os residentes da Faixa de Gaza", disse o governo iraniano no Telegram.

O Irã sancionou sete indivíduos e cinco entidades nos EUA, incluindo a corporação militar-industrial Lockheed Martin, a gigante energética Chevron Corporation e a corporação de defesa e aeroespacial General Dynamics.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã também impôs sanções a líderes militares do Reino Unido, incluindo o ministro da defesa, três empresas e a base aérea de Akrotiri no Chipre.

"O Ministério das Relações Exteriores do Irã... impôs sanções a várias instituições e indivíduos britânicos por suas ações deliberadas em apoiar e auxiliar o regime israelense, incluindo em cometer atos terroristas contra a paz e segurança regionais e internacionais... violação sistemática dos direitos humanos, incitação à guerra, uso de armas pesadas e proibidas contra civis, bloqueio humanitário", dizia a declaração.

Os Estados Unidos têm fornecido ajuda militar a Israel, incluindo nos projetos de lei de ajuda externa suplementar que totalizaram US$ 95,3 bilhões em financiamento para Ucrânia, Israel e a região do Indo-Pacífico aprovados em abril, incluindo US$ 26 bilhões de financiamento relacionado a Israel. Os EUA e o Reino Unido também participaram do abate de drones e mísseis do Irã durante seu ataque retaliatório em resposta ao ataque aéreo de Israel ao consulado iraniano na Síria no início de abril.

Em 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou um ataque massivo de foguetes contra Israel e violou a fronteira, atacando bairros civis e bases militares. Cerca de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 outras foram sequestradas durante o ataque. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 34.500 pessoas foram mortas até agora pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados