HOME > Mundo

Presidente do Quênia afirma que fundação com sede nos EUA está por trás dos protestos no país africano

'Quero denunciar aqueles que estão por trás da anarquia', disse William Ruto

Protesto em Nairóbi (Foto: Thomas Mukoya / Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Sputnik - O presidente do Quênia, William Ruto, acusou a Ford Foundation, com sede nos EUA, de fomentar protestos em massa no país contra aumentos de impostos e pediu à fundação que mudasse seu estilo de trabalho ou encerrasse suas operações no Quênia, relatou o jornal The Standard. 

"Aqueles [Ford Foundation] que estão patrocinando a violência, nós os conhecemos, e quero denunciar aqueles que estão por trás da anarquia no Quênia. Vergonha para eles!", citou o jornal, acrescentando que, se a organização não governamental não estiver interessada na democracia no Quênia, "eles devem se ajustar ou sair". 

O site oficial da Ford Foundation, fundada em 1936, diz que seu trabalho está focado em apoiar a democracia, e na África Oriental apoia "espaço cívico aberto, sociedade civil e diálogo público com o governo." 

Protestos varreram o Quênia em meados de junho depois que o governo do leste africano apresentou um projeto de lei que imporia uma taxa de IVA de 16% sobre pão, transporte de açúcar, serviços móveis e financeiros, e transações em moeda estrangeira, além de um imposto de 2,5% sobre carros e óleo vegetal. Ruto se recusou a assinar o projeto de lei e o devolveu ao parlamento para reconsideração.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados