HOME > Mundo

Rússia adiciona viúva de Navalny à lista de terroristas e extremistas

Opositor russo Alexei Navalny morreu na prisão em fevereiro

Yulia Navalnaya (Foto: Sputnik)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Rússia adicionou Yulia Navalnaya, viúva do falecido político oposicionista russo Alexei Navalny, à lista de terroristas e extremistas, informou o Serviço Federal de Monitoramento Financeiro (Rosfinmonitoring) nesta quinta-feira (11).

"Indivíduos ... Navalnaya Yulia Borisovna, nascida em 24.07.1976 em Moscou", disse o órgão de vigilância em seu registro, conforme citado pela agência Sputnik.

Em fevereiro, o presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com a viúva de Alexei Navalny em São Francisco e reafirmou que os Estados Unidos irão revelar novas sanções contra a Rússia "em resposta à morte de Alexei" e ao conflito na Ucrânia.

O Ocidente não tem o direito de intervir nos assuntos internos da Rússia, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, na ocasião. Ele também apontou para a situação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e para a morte do jornalista Gonzalo Lira como um "trave no próprio olho do Ocidente."

Em fevereiro, o serviço penitenciário da Rússia disse que Navalny morreu na prisão. Em janeiro de 2021, o opositor foi preso em Moscou ao chegar da Alemanha, onde estava recebendo tratamento médico por um suposto envenenamento na Rússia. Em fevereiro daquele ano, um tribunal revogou sua sentença suspensa no caso de fraude da Yves Rocher de 2014 por múltiplas violações de liberdade condicional e o sentenciou a dois anos e meio de prisão.

Em agosto de 2023, Navalny foi condenado a 19 anos de prisão por acusações de extremismo. Na época, Navalny, de 47 anos, já estava cumprindo várias sentenças por fraude, desvio de fundos, desacato ao tribunal e violação da liberdade condicional. Ele se declarou inocente de todas as acusações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados