HOME > Sudeste

Forças policiais ocupam comunidades na Zona Oeste do Rio para conter disputa entre traficantes e milicianos

Operação envolve dois mil agentes e equipamentos avançados em 10 comunidades, visando a retomada de territórios e a redução da criminalidade

Polícia do Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rego / Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro iniciaram nesta segunda-feira (15), uma operação para ocupar 10 comunidades em seis bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo é conter a disputa territorial entre traficantes e milicianos, que há quase dois anos provoca confrontos e mortes na região.

A operação, de acordo com informações do G1, foi planejada com base em informações de inteligência e dados sobre a criminalidade local, envolvendo dois mil policiais civis e militares. Eles atuarão por tempo indeterminado em comunidades como Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia. Rio das Pedras, em particular, é considerada o berço da milícia no estado.

Nos últimos dois anos, a disputa entre traficantes e milicianos intensificou-se, resultando em confrontos violentos e dezenas de mortes. O Comando Vermelho (CV) tem financiado bandos armados para tomar territórios antes dominados por paramilitares, e agora controla 19 comunidades em 14 bairros de Jacarepaguá. A facção não só busca estabelecer pontos de venda de drogas, mas também adota práticas milicianas, explorando a venda de gás, pacotes de internet e o mercado imobiliário.

O governador Cláudio Castro destacou que a ocupação visa retomar a ordem na região, libertar a população do controle territorial dos criminosos e restabelecer serviços públicos. A operação também busca coibir a lavagem de dinheiro da criminalidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados