HOME > Mundo

Tropas ucranianas bombardeiam região da República de Donetsk com artilharia da Otan

É cada vez mais frequente o uso de armas da Otan pelo exército ucraniano

(Foto: Sputnik)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - As Forças Armadas da Ucrânia bombardearam a região de Gorlovka, na República Popular de Donetsk, com artilharia fornecida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Centro Conjunto de Controle e Coordenação de questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia.

"Foi registrado um bombardeio por parte das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Gorlovka. Ao todo, três projéteis de calibre 155 milímetros foram disparados", diz a declaração.

Anteriormente, também foi informado que o exército ucraniano realizou disparos de ao menos 16 projéteis de calibre de 155 milímetros fornecidos pela Otan, além de também lançarem um explosivo através de um drone.

A representação informou que as AFU na quarta-feira dispararam pelo menos 16 projéteis de calibre "da Otan" de 155 milímetros em Gorkovka e também lançaram um dispositivo explosivo de um drone.

Gorlovka está localizada a 50 quilômetros ao norte de Donetsk, e a cidade abriga o complexo químico Stirol e empresas de mineração de carvão.

A artilharia de calibre 155 milímetros é usada pelos países da Otan, a exemplo dos Estados Unidos, que forneceram obuseiros de longo alcance M777 para as tropas ucranianas em meio à operação militar especial russa. Além disso, esses equipamentos frequentemente são utilizados para bombardear cidades nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL).

As tropas ucranianas também foram equipadas com instalações de artilharia autopropulsada alemãs PzH 2000, obuseiros autopropulsados poloneses Krab e obuseiros autopropulsados franceses CAESAR, que utilizam projéteis desse calibre.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados