HOME > Cultura

O primeiro final de semana do Festival de Inverno de Garanhuns chega ao fim com Ritchie, Biquini Cavadão, João Bosco e Timbalada

O FIG dá uma parada e volta na próxima quarta, 17, com as seguintes atrações: Carla Marques, Conde Só Brega, Pablo e Raphaela Santos

(Foto: Clóvis Manfrini)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Clóvis Manfrini, de Garanhuns - As noites de sábado e domingo, neste primeiro final de semana do FIG, foram com muita diversidade musical, apresentando os shows das bandas Yahoo e Biquini Cavadão, João Bosco, Ritchie, Banda Eva e Timbalada (ambas no domingo).

No sábado, 13, terceira noite do Festival, começou com a banda de pop rock Yahoo. O Yahoo começou ali no final dos anos 80 com versões de sucessos de bandas do hard rock norte-americano como Def Leppard, Kiss, Scorpions e Aerosmith. Era presença frequente nas trilhas das novelas globais nas últimas duas décadas do século passado. O show agradou o público que chegava à Praça Mestre Dominguinhos. A segunda atração foi o aniversariante do dia, o mineiro João Bosco, que completou 78 anos (recebido com um “parabéns pra você” da plateia), e emocionou a Praça com O Bêbado e a Equilibrista, dele e de Aldir Blanc, imortalizada por Elis Regina em seu álbum Essa Mulher, de 1979. A canção se tornou símbolo da Anistia que fez retornarem os brasileiros que estavam no exílio forçado pela Ditadura Militar. 

O inglês radicado no Brasil desde os anos 70, Ritchie, foi o terceiro a se apresentar, fazendo um show que agradou tanto os mais velhos quanto os mais jovens. O cantor lembrou que chegou ao Brasil graças à amizade com Rita Lee e a homenageou numa performance excepcional de Ando Meio Desligado, dos Mutantes. Ritchie, por sinal, tem uma presença de palco que chama a atenção. O cantor fechou seu show com a já clássica Menina Veneno.

Mas faltava Biquini Cavadão. E os já não tão jovens cariocas fazem sucesso desde 1985 com o hit Tédio (o show foi aberto com essa). Tédio tem uma curiosidade, foi gravada com Herbert Viana, da Paralamas do Sucesso, na guitarra, e entrou nas paradas da Fluminense FM, rádio que foi a principal responsável na época pela popularização do rock brasileiro a partir de meados dos anos 80. E a banda teve outros grandes sucessos, tocados no FIG: Zé Ninguém, Impossível, Vento, Ventania, Vesúvio e Chove, Chuva, de Jorge Ben Jor.

Na noite do domingo, 14, apesar do frio, o clima foi quente, com muito frevo e axé. O pernambucano Almir Rouche trouxe o frevo e o caboclinho, esquentando o público para a Banda Eva e Timbalada, ambos grupos da chamada axé music baiana. A Banda Eva surgiu no começo do movimento da nova música baiana na década de 1980. O chamado fricote, ritmo que misturava desde o reggae até a música mais caribenha, revelou Luís Caldas e Sarajane. Daí surgiram outros vários grupos como as bandas Reflexus, Chiclete com Banana, Mel, a própria Eva (que já contou com Ivete Sangalo), entre outras. Já a Timbalada carrega a tradição mais raiz africana, dos tambores, da percussão que ganhou destaque mundial principalmente com o grupo Olodum. Eva e Timbalada levantaram o povo, debaixo de uma chuva fria, fazendo uma gigante movimentação como nas ruas de Salvador durante o carnaval. 

O Festival de Inverno de Garanhuns dá uma parada e volta na próxima quarta, 17, com as seguintes atrações: Carla Marques, Conde Só Brega, Pablo e Raphaela Santos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados