Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, começa nesta quinta
Maior evento multicultural do Nordeste promete atrair mais de 1 milhão de visitantes durante seus treze dias de atrações nacionais
Por Clóvis Manfrini, de Garanhuns - A partir desta quinta-feira, 11, até o próximo dia 27 de julho, Garanhuns, situada a 230 quilômetros do Recife, será a capital multicultural de Pernambuco. Vai começar o 32º Festival de Inverno de Garanhuns, o maior festival envolvendo várias áreas culturais do Nordeste, talvez, do Brasil. São ao todo 22 polos com muita música, teatro, circo, literatura, dança, artesanato, gastronomia, além de outras manifestações culturais e artísticas.
Este ano, após uma polêmica envolvendo os Governos Municipal de Garanhuns e o do Estado de Pernambuco, que são de grupos políticos divergentes, o FIG, como é conhecido, terá a maior parte dos investimentos, em torno de R$ 15 milhões, custeados pelo Município. Para se contrapor à decisão da Prefeitura de Garanhuns, governada pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), decidiu criar uma espécie de “festival paralelo”, chamado de “Pernambuco Meu País”, que irá percorrer vários municípios do interior pernambucano durante a realização do Festival de Inverno. Segundo opiniões na cidade, a decisão da governadora vem para desacreditar a realização do FIG, organizado pela primeira vez, desde o seu início em 1991, pela Prefeitura. O que também repercutiu, até hoje, foi o fracasso de público e de retorno econômico do FIG de 2023, já sob a gestão Raquel Lyra.
No comércio e nos setores de turismo da Cidade das Flores, já se comemora o fato da programação ser grandiosa, contando com nomes nacionais como Roupa Nova, Pitty, Anavitória, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Jota Quest, Hungria, entre outros, assim como nomes da música alternativa contemporânea, instrumental e erudita. Hotéis já estão com grande ocupação e bares e restaurantes investiram para receber um público estimado em mais de 1 milhão de visitantes, isto numa cidade de pouco mais de 140 mil habitantes. O anúncio das atrações, feitas com mais de um mês de antecedência, favoreceu a quem vem de fora e quer curtir não somente os shows, mas os parques da cidade e o clima frio que faz com que a temperatura chegue, como nos últimos dias do último mês de junho, às médias de 12 e 13 graus.
O Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta quinta, 11, e no principal palco, na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 21 horas, com as seguintes atrações: os pernambucanos Otto e Almério, além dos grupos 14 Bis e Roupa Nova.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: