HOME > Cultura

Festival de Inverno de Garanhuns teve na primeira noite “brega”, rock e música romântica dos anos 80

A noite de estreia teve os pernambucanos Otto, cantando Reginaldo Rossi, Almério, 14 Bis e Roupa Nova

Foto: Divulgação (Foto: Divulgação )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Clóvis Manfrini, de Garanhuns - Apesar da chuva insistente e do frio, a primeira noite de programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) no Palco Mestre Dominguinhos, por onde passam as atrações principais, foi um sucesso de público e de empolgação com os shows dos grandes nomes da Música Brasileira que abriram o FIG. Com um pouco de atraso, o pernambucano de Belo Jardim, Otto, trouxe um repertório em que relembra um dos homenageados do FIG 2024: Reginaldo Rossi, assim como canções da chamada “parada popular”, ou o “brega” como alguns críticos mais elitistas destacam. O ex-integrante da Nação Zumbi e do Mundo Livre S.A., fundador do movimento Mangue Beat, fez excelentes releituras de clássicos populares como A Raposa e As Uvas, Garçom e A Noite Mais Linda do Mundo (A Felicidade), levantando o público que ainda chegava para ver Almério, 14 Bis e Roupa Nova.

O segundo a se apresentar foi o também pernambucano, de Altinho, Almério, que tem composição sua na novela Renascer, a belíssima Quero Você, gravada com Maria Bethânia. Almério se tornou conhecido após participar com os pernambucanos Johnny Hooker e Lineker no palco alternativo do Rock in Rio de 2017. O cantor e compositor é da nova safra de valores da MPB e lembrou que chegou a cantar em barzinhos de Garanhuns, antes de alavancar a sua carreira. 

Já passava da meia-noite quando o grupo mineiro 14 Bis entrou e fez um verdadeiro desfile de clássicos do nosso rock brasileiro e canções do mestre Milton Nascimento, ali na época do Clube da Esquina. Mas a banda levantou mesmo o público que já lotava a praça com Linda Juventude, na voz de um Flávio Venturini que, além de cantar, deu um show particular com sua guitarra, lembrando os velhos tempos da icônica O Terço. 

Para encerrar esta primeira noite, a banda carioca Roupa Nova agitou, já pela madrugada, a Praça Mestre Dominguinhos. Foram vários hits, principalmente os que fizeram parte de temas de várias novelas nos anos 80 e 90. O público veio ao delírio com covers dos Beatles que a banda tocou e que fez a massa cantar junto.

Nesta sexta, 12, o FIG segue com as seguintes atrações no palco principal da Praça Mestre Dominguinhos: Carlos e Fábio, Adílson Ramos, Maciel Melo, Joanna e José Augusto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: