Alex Saab, ex-prisioneiro dos EUA, assume Ministério da Indústria da Venezuela
Diplomata foi detido em junho de 2020 durante uma escala em Cabo Verde quando se dirigia ao Irã
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, designou o diplomata Alex Saab como ministro da Indústria, libertado em dezembro do ano passado após ser preso pelos Estados Unidos.
Saab foi detido em junho de 2020 durante uma escala em Cabo Verde quando se dirigia ao Irã, em uma missão diplomática para negociar acordos petrolíferos e adquirir medicamentos e alimentos para a Venezuela, em meio às sanções e ao bloqueio dos EUA e da União Europeia (UE) contra Caracas.
O avião do funcionário venezuelano fez uma parada técnica na ilha africana para reabastecer, mas as autoridades locais o detiveram a pedido de Washington, apesar de sua condição diplomática. Posteriormente, ele foi extraditado para os EUA em outubro de 2021. Sua esposa, Camilla Fabri, publicou recentemente um vídeo nas redes sociais, onde mostra imagens inéditas de Saab com sua família e conta sua história.
Após a detenção, a defesa do diplomata qualificou o fato como uma arbitrariedade e denunciou que ele foi vítima de abusos, torturas e violação dos seus direitos humanos.
A Venezuela classificou a extradição de Saab para os EUA como um "sequestro" que violou o direito internacional e diplomático. (Com informações do RT).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: