HOME > América Latina

Argentina encerra o ano com inflação em alta e aumento nos preços com índice de 220%

Especialistas avaliam que o país está entrando em um novo ciclo inflacionário, projetando superar os valores registrados nos anos anteriores

Supermercado. Foto: Divulgação

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Próximo de concluir seu primeiro mês como presidente da Argentina, Javier Milei encontra o país agora enfrentando uma das mais altas inflações dos últimos 30 anos. 2023 encerrou com um aumento nos preços entre 210% a 220%.

Como informado pelo Clarín, o economista-chefe da Fundação Libertad y Progreso, Eugenio Marí, justifica o aumento do IPC no mês de dezembro dado a liberação de preços que estavam artificialmente atrasados, justificando como “Algo que tinha servido para mostrar um IPC mais baixo nos meses anteriores, mas que era insustentável. Agora vemos que os preços regulados estão recuperando o terreno perdido e subindo mais do que o restante".

A Argentina agora se prepara para entrar novamente em um ciclo de inflação que já vem sendo perpetuado nos últimos anos. Economistas projetam que em 2024 o país pode superar os valores elevados da inflação dos anos anteriores. Tais resultados desencadearam um aumento principalmente no setor alimentício, superando os 258,9%, segundo pesquisa da Eco Go.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: