HOME > América Latina

Bernardo Arévalo é eleito presidente da Guatemala

O presidente da República já felicitou o vencedor

Bernardo Arévalo, presidente eleito da Guatemala REUTERS/Cristina Chiquin (Foto: CRISTINA CHIQUIN/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O acadêmico progressista Bernardo Arévalo de León, membro do partido político de centro-esquerda Semilla (Semente), foi eleito neste domingo (20), presidente da Guatemala. Com 92% dos votos apurados sua vitória foi dada como irreversível. O segundo turno eleitoral transcorreu sem incidentes graves.

Arévalo de León conquistou um total de 2,3 milhões de votos a seu favor, o que representa 59% do total, de acordo com o Tribunal Supremo Eleitoral. Enquanto sua concorrente, Sandra Torres Casanova, acumulou 1,4 milhões de votos, equivalente a 35%. 

O principal incidente durante o dia das eleições ocorreu com a explosão de dois artefatos caseiros em dois centros de votação nos arredores da Cidade da Guatemala, embora felizmente não tenha havido feridos ou mortos. As autoridades eleitorais nacionais confirmaram preliminarmente que o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila na maior parte do dia.

O atual processo eleitoral foi marcado pelo papel de destaque do Ministério Público, que desde 12 de julho, tentou cancelar o Movimento Semilla e impedir a participação de Arévalo de León. No entanto, sua liderança nas urnas parece indicar uma vitória incontestável para o candidato da Semilla.

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, estendeu seus parabéns ao candidato do partido Movimento Semilla, Bernardo Arévalo, pelos resultados da segunda volta das eleições. "Felicito os guatemaltecos pela realização das eleições de 2023 em paz, com poucos incidentes isolados", escreveu o mandatário em sua conta na rede social Twitter. Ele também estendeu seus cumprimentos a Arévalo e o convidou a iniciar uma transição ordenada no dia seguinte à oficialização dos resultados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: