Claudia Sheinbaum destaca importância da Quarta Transformação, lançada há seis anos por López Obrador
A Quarta Transformação foi lançada com o princípio “para o bem de todos, primeiro os pobres”
Prensa Latina - A presidente Claudia Sheinbaum recordou neste domingo (1) o lançamento da Quarta Transformação, há seis anos, com a chegada ao poder de seu antecessor Andrés Manuel López Obrador.
“Há seis anos, Andrés Manuel López Obrador, um grande lutador social, um homem honesto da nação, com visão e amor pelo povo, iniciou a Quarta Transformação da vida pública no México”, disse a presidenta em mensagem nas redes sociais.
“Sobre as bases que ele lançou, construímos o segundo andar desse movimento”, afirmou.
Sob o princípio “para o bem de todos, primeiro os pobres” e como resultado da aplicação de um modelo econômico diferente e sem recorrer a caminhos batidos, como ele próprio disse, no mandato de López Obrador mais de 9,5 milhões de pessoas saíram da pobreza.
Durante a sua administração, a desigualdade também foi reduzida, registaram-se números recordes no investimento direto estrangeiro e nas remessas, bem como um aumento do salário mínimo de 110 por cento e uma taxa de desemprego mensal de 2,7 por cento, uma das mais baixas da história.
Somado a isso e sem aumento de impostos, as desigualdades foram reduzidas e o México ficou entre os países menos endividados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico com uma moeda forte.
“É um orgulho dizer que você está entre os grandes e que para milhões de mexicanos você é o melhor presidente que nosso país já teve”, afirmou Sheinbaum em discurso antes de assumir o cargo do ex-presidente, fundador do Movimento de Regeneração Nacional ( Morena).
As três grandes transformações mudanças anteriores no México, segundo as autoridades, foram as lutas pela independência iniciadas em 1810; o movimento reformista de meados do século XIX e a Revolução, iniciada em 1910 com o apelo de Francisco I. Madero para pegar em armas contra o regime de Porfirio Díaz.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: