HOME > América Latina

Colômbia impulsiona reforma agrária em benefício de 300 mil famílias

A reforma agrária é o primeiro ponto do acordo de paz assinado em 2016

70% das mais de 400.000 solicitações de formalização, adjudicação e venda de terras estão nos departamentos pertencentes à região do Caribe (Foto: Agencia Nacional de Tierras)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Telesur - A Agência Nacional de Terras (ANT) da Colômbia informou nesta terça-feira que o governo do país sul-americano beneficiaria cerca de 300.000 famílias com sua reforma agrária, que receberiam entre sete e dez hectares de terra fértil cada uma.

Durante uma coletiva de imprensa, o diretor da ANT, Gerardo Vega, afirmou: "Esperamos alcançar os sete milhões, que é o total de titulação de terras, e os três milhões em hectares adjudicados para pessoas que não têm terra".

Vega também lembrou que a reforma agrária é o primeiro ponto do acordo de paz assinado em 2016 com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP).

O funcionário afirmou que a ANT prioriza mulheres e pessoas com "vocação agrícola e condições de fazer o campo produzir", o que ele considera uma das "metas do governo em sua luta contra a fome e pela paz".

Nesse sentido, ele lembrou que o governo formalizou cerca de 1,4 milhão de hectares, dos quais 1.015.000 correspondem a propriedades rurais e 400.000 a quatro zonas de reserva camponesa como a de Sumapaz, perto de Bogotá, ou a de Guayabero, no departamento de Meta (centro).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: