HOME > América Latina

Conaie pede que Tribunal Constitucional decida sobre decreto de Lasso que dissolve o parlamento

Segundo o Conaie, o chefe de Estado é o responsável pela crise no país

(Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) pediu nesta quarta-feira (17) que o Tribunal Constitucional se pronuncie imediatamente para garantir os direitos democráticos do povo após a dissolução da Assembleia Nacional pelo presidente Guillermo Lasso, informa a Telesur.

"Exigimos que o Tribunal Constitucional se pronuncie imediatamente e cumpra a norma constitucional vigente, em garantia dos direitos da ordem democrática e do povo equatoriano e não permita uma ditadura travestida de instrumento constitucional", indicou a entidade em comunicado oficial emitido por seu líder, Leónidas Iza.

Em seu discurso, Iza destacou que Lasso decretou a morte cruzada para evitar sua destituição pela Assembleia Nacional, e qualificou o fato como uma covardia do presidente.

“Embora a morte cruzada seja um mecanismo constitucional, neste contexto em que este decreto é proferido, é totalmente inconstitucional. Além disso, não motivou nem comprovou a existência de causa de comoção social e crise política para a utilização desse mecanismo”, disse o representante do movimento indígena.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: