HOME > América Latina

Direita venezuelana desiste de Guaidó e do factoide ‘governo interino’

Ex-deputado que se autoproclamou presidente em 2019 não tem mais o reconhecimento da bancada opositora da Assembleia Nacional do país

Juan Guaidó (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - Setores da oposição venezuelana anunciaram nesta sexta-feira (30/12) que deixaram de reconhecer o chamado “governo interino”, que era encabeçado pelo ex-deputado Juan Guaidó, desde que este se autoproclamou presidente em 2019 – apesar de nunca ter vencido ou sequer disputado uma eleição presidencial.

A decisão ocorreu em uma reunião dos partidos da chamada Mesa de Unidade Democrática (MUD), que incluiu os representantes da Assembleia Nacional [Legislativo unicameral da Venezuela] eleitos em 2015, cujos mandatos já não têm mais validade, mas que eram os que sustentavam o discurso de que Guaidó era o verdadeiro presidente legítimo do país – e que eles mesmos também eram deputados ainda vigentes, porque todas as eleições posteriores foram fraudadas.

A “sessão extraordinária” desse parlamento sem mandato contou com a presença de ex-parlamentares e presidentes de partidos como Primero Justicia, Acción Democrática, Un Nuevo Tiempo e Movimiento por Venezuela.

Ao final, decidiu-se fazer uma votação, na qual 72 representantes apoiaram a proposta de desistir de Guaidó e da narrativa do “governo interino”. Também houve 29 votos contra a proposta e oito abstenções.

 Leia a reportagem completa no Opera Mundi.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: