El Salvador: quase 600 detidos desde o início do estado de emergência
O presidente Nayib Bukele instalou no domingo estado de emergência para conter a violência crescente
ARN - O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, reuniu-se na madrugada desta segunda-feira, 28, com o gabinete de segurança, antes do final das primeiras 24 horas após a declaração do regime de emergência no país. Segundo a Presidência, o objetivo do encontro foi avaliar as ações do primeiro dia com as medidas.
“Quase 600 capturas em apenas dois dias, e o Regime de Exceção tem duração de 30 dias, prorrogável. Não pense que eles vão ficar livres", escreveu Bukele neste domingo, 27, no Twitter.
O ministro da Segurança, Gustavo Villatoro, informou que cerca de 24 mil membros da Polícia Nacional Civil (PNC) foram mobilizados em todo o país e que 576 pessoas foram detidas desde o início do estado de emergência.
A partir do domingo e por 30 dias, um regime excepcional foi instalado em El Salvador. Como explicou Villatoro, “as operações continuarão nos locais onde as Forças Armadas e a Polícia estão trabalhando”.
Regime de exceção
O artigo 29 da Constituição de El Salvador estabelece que o Estado pode suspender certas garantias em situações de calamidade, guerra, catástrofe ou “grave perturbação da ordem pública”.
O governo argumentou que “tem havido um aumento de atos violentos em todo o território nacional por parte de estruturas criminosas, o que coloca em risco a vida e a integridade física da população”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: