HOME > América Latina

EUA ordenam prisão de ex-presidente peruano Alejandro Toledo

Corte revogou liberdade condicional e ordenou que ex-presidente seja entregue à Justiça norte-americana na próxima sexta

Político peruano está foragido da justiça nos EUA desde 2017 (Foto: Flickr/World Economic Forum)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Opera Mundi - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ordenou na quarta-feira (05/04) a prisão do ex-presidente peruano Alejandro Toledo para prosseguir com sua extradição ao Peru, onde enfrentará acusações de corrupção durante seu mandato (2001-2006).

O juiz federal Thomas Hixson tomou a decisão após o Tribunal de Apelações do Nono Circuito da Califórnia rejeitar o pedido de Toledo de suspender sua repatriação, aprovado pelo mesmo magistrado em 2021.

A decisão judicial indica que Toledo "irá para uma prisão apropriada e lá permanecerá até que seja entregue às autoridades peruanas". O Tribunal norte-americano revogou a liberdade condicional e ordenou que o réu seja levado sob custódia na próxima sexta-feira (07/04). 

Pesa a denúncia contra o ex-presidente Toledo ter recebido propina em troca da concessão da rodovia Interoceânica Sul à empresa Odebrecht durante seu mandato. O político peruano está foragido da Justiça peruana nos Estados Unidos desde 2017.

O juiz Hixson ainda não resolveu o caso em primeira instância. Em 2021, ele aprovou a extradição de Toledo ao Peru, mas essa decisão teve que ser autorizada pelo governo dos Estados Unidos, que lhe deu sinal verde em fevereiro passado.

O procurador dos Estados Unidos para a região da Califórnia, Ismail Ramsey, juntou ao pedido um documento alertando que a defesa do ex-presidente vai interpor um novo recurso, mas anunciou que a Procuradoria também planeja se opor a essa reclamação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: