HOME > América Latina

Fundação Víctor Jara denuncia profanação da tumba de Víctor Jara e sua esposa, Joan Turner, no Chile

A profanação se soma aos ataques realizados esta semana à Casa da Memória e à sede do Partido Comunista

Victor Jara (Foto: REUTERS/HO/Victor Jara Foundation /Landov)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Fundação Víctor Jara denunciou na sexta-feira que vândalos desconhecidos vandalizaram novamente a tumba do cantautor chileno Víctor Jara e de sua esposa, a bailarina Joan Turner, no Cemitério Geral em Recoleta, região Metropolitana, com placas reivindicativas dirigidas às forças armadas e à ditadura de Augusto Pinochet, segundo reportagem da Telesur.

A profanação se soma aos ataques realizados esta semana à Casa da Memória e à sede do Partido Comunista na comuna de Copiapó, bem como à tumba do ex-presidente Salvador Allende, deposto por um golpe de Estado do exército chileno em 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet, que impôs uma ditadura militar. O fato foi publicado nas redes sociais pela Fundação. 

A profanação ocorre no contexto da comemoração do Dia do Jovem Combatente, data em que são lembrados os Irmãos Vergara Toledo e Paulina Aguirre, assim como todas as vítimas torturadas, assassinadas e desaparecidas pelo regime pinochetista. 

Víctor Jara foi assassinado durante a repressão que se seguiu ao golpe de Estado, devido aos seus vínculos com a Unidade Popular e ao seu trabalho artístico destinado a denunciar o imperialismo e apoiar as causas progressistas. Sua esposa, Joan Turner, faleceu em novembro de 2023, aos 96 anos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados