HOME > América Latina

Governo de El Salvador destrói monumento dos acordos de paz de 1992

Em seu lugar será construído um novo espaço público

(Foto: Reprodução/X)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Governo de El Salvador demoliu na quarta-feira (3) um parque de esculturas inaugurado em 2017 em homenagem à assinatura dos acordos de paz, que em 1992 pôs fim a 12 anos de uma sangrenta guerra civil no país.

“O suposto ‘monumento à reconciliação’, inaugurado pelo Governo FMLN (Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional) em 2017, que não só era esteticamente horrível, mas glorificava o pacto entre os assassinos do nosso povo... foi demolido ", disse o presidente Nayib Bukele.

O presidente acrescentou que em seu lugar será construído um novo espaço público.

A escultura de bronze, de Napoleão Alberto, é composta por três estátuas: a da mulher (a “Mater Civis”), nua da cintura para cima, e as de uma guerrilheira e um militar que soltam uma dúzia de pombas.

O conceito do monumento foi elaborado por Alberto e o design e implementação estiveram a cargo da Direção de Cidades Inclusivas, que trabalhou principalmente com materiais doados, e a colaboração de voluntários e presos prestes a obter a liberdade, que elaboraram as ladrilhos e as guarnições de cimento que se combinam com grama.

Na obra, o homem e a mulher em traje de combate, desarmados, caminhavam juntos e representavam os lados em conflito.

A Igreja Católica entregou então 33 caixas médias cheias de chaves em desuso para poder construir um monumento de bronze.

A guerra civil em El Salvador opôs as forças militares e de segurança à guerrilha agrupada na FMLN, entre 1979 e 1992. Em 16 de janeiro de 1992, foram assinados no Castelo de Chapultepec, no México, os acordos de paz. 

(Com agências)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: