HOME > América Latina

Gustavo Petro vai assinar em Cuba acordo histórico de paz com guerrilha do ELN

Negociações com Exército de Libertação Nacional são para valer e acordo não terá retrocesso, afirmam autoridades colombianas

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Foto: REUTERS/Nathalia Angarita)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Télam - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou nesta quinta-feira (8), a Havana para assinar um acordo histórico com o Exército de Libertação Nacional (ELN) em busca da paz duradoura. Após intensas negociações realizadas em Cuba, Petro expressou sua esperança de que esse acordo marque o início de uma era de paz irreversível em seu país. Durante um discurso emocionante perante milhares de simpatizantes no centro de Bogotá nesta quarta-feira (7), o primeiro mandatário de esquerda da Colômbia afirmou: "Em Cuba, vou assinar um documento que pode significar o início, sem retrocesso, de uma era de paz neste país".

Apoie o novo documentário de Joaquim de Carvalho sobre os crimes de Moro e a máfia de Curitiba em catarse.me/mafia

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, relatou aos meios de comunicação colombianos que tem discutido os "termos de cessar-fogo" com o ELN e expressou sua esperança de que o acordo possa ser assinado em breve. Velásquez acrescentou que o exército apresentou algumas observações durante as negociações, esperando que tenham sido acolhidas.

No final de 2022, Petro, que assumiu o cargo em agosto do mesmo ano, iniciou esse processo com o ELN. As negociações tiveram início em novembro na Venezuela, passaram por março no México e, desde 2 de maio, têm sido realizadas em Cuba.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: