Itamaraty vê aproximação de Milei com os EUA e avalia presença de Alckmin em cerimônia de posse na Argentina
Diplomatas brasileiros acreditam em priorização das relações com Washington no governo Milei e avaliam envio de Alckmin para cerimônia de posse
247 - Diplomatas brasileiros acreditam que os primeiros movimentos do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, serão em direção aos Estados Unidos. De acordo com reportagem da CNN Brasil, simultaneamente, existe a expectativa de que o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, seja enviado à posse do novo presidente argentino.
Os diplomatas alegam que a inclinação em direção aos Estados Unidos se justifica pela importância estratégica de Washington no contexto da busca por condições econômicas favoráveis para o início do governo argentino. Os EUA representam o principal parceiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), instituição que concedeu um empréstimo de US$ 44 bilhões ao país.
Ainda de acordo com a reportagem, Milei pretende visitar os Estados Unidos mesmo antes de sua posse, visando evitar um possível default e melhorar as condições econômicas do país durante os estágios iniciais de seu mandato.
Os responsáveis pela comunicação com o novo governo argentino destacam que este momento é de "acomodação", aguardando a definição dos nomes que irão liderar a gestão de Milei. Antes mesmo do anúncio oficial dos resultados eleitorais, contatos foram estabelecidos entre representantes brasileiros e figuras próximas a Milei, como Guillerme Francos, cotado para o Ministério do Interior, a vice-presidente Victoria Villaruel e a possível chanceler Diana Dondino.
A interpretação dos diplomatas brasileiros sobre o convite de Milei a Jair Bolsonaro para sua posse sugere uma abordagem não pragmática na política externa. Surgiram informações, inclusive, de que o ex-chanceler Ernesto Araújo teria estado no círculo próximo a Milei no último domingo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: