HOME > América Latina

López Obrador volta a criticar Boluarte, presidente golpista do Peru: ‘está usurpando o cargo’

Presidente mexicano pediu a libertação do presidente peruano deposto, Pedro Castillo

(Foto: Presidência do México/Divulgação via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, atacou na segunda-feira a sua homóloga peruana, Dina Boluarte, que qualificou de "usurpadora" após a destituição ordenada pelo Congresso e a consequente prisão de Pedro Castillo.

A declaração do presidente foi feita em resposta ao recente questionamento de Boluarte sobre se alguns presidentes latino-americanos de esquerda, incluindo López Obrador, também gostariam de se tornar ditadores, defendendo "um ditador investigado por corrupção", em referência a Castillo.  

"Lembro-lhe que deve deixar a presidência a quem ganhou as eleições livres e democráticas, a Pedro Castillo, porque ela está a usurpar esse cargo", respondeu López Obrador na sua conferência matinal. O presidente mexicano também pediu que o presidente deposto fosse "tirado da cadeia". 

Para López Obrador, Castillo está "injustamente preso" porque é "uma pessoa humilde" das terras altas e porque o esquerdista "não se prestou à oligarquia do Peru e do exterior para saquear" o país. 

Sobre Boluarte, López Obrador afirmou que "ela foi imposta". Entretanto, salientou que a presidente peruano tem apenas "25 % de aprovação", enquanto o Congresso que destituiu Castillo do cargo num "julgamento fraudulento" tem um índice de aprovação de 10 %.

"Mas como são apoiados pela oligarquia, por interesses estrangeiros e pelos meios de comunicação social, é por isso que (Castillo foi preso), contra a vontade do povo e com repressão", acrescentou.

Posição do Peru

Até ao momento, o governo peruano não respondeu a estas declarações, mas Boluarte criticou em várias ocasiões a posição de López Obrador, bem como a do presidente colombiano Gustavo Petro, que também não a reconhece como chefe de Estado.

"A interferência estrangeira até agora existe, temos as declarações do Presidente López Obrador do México, as do Presidente Petro na Colômbia, ou o que o Sr. [Gabriel] Boric disse", disse Boluarte numa entrevista recente ao jornal local El Comercio.

"Se és um esquerdista e vais defender um líder golpista e um ditador, e se eles foram democraticamente eleitos pelo povo, queres também tornar-te um ditador e, portanto, proteger e proteger com as tuas mensagens, sempre que puderes, um ditador que está a ser investigado por corrupção? É isso que me faz ter pena destes líderes de esquerda", afirmou.

No dia 25 de Abril, por ocasião do 12º aniversário da Aliança do Pacífico, o Presidente lamentou a "relutância do México em cumprir a obrigação de entregar a presidência pro tempore".

"Lamento profundamente a politização da aliança devido à recusa do presidente mexicano em cumprir a sua obrigação", afirmou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: