HOME > América Latina

Lula envia carta a Maduro restabelecendo relações do Brasil com a Venezuela

Na prática, o Brasil deixará de reconhecer o governo interino de Juan Guaidó como legítimo, derrubando uma das primeiras medidas adotadas por Jair Bolsonaro após assumir o poder

Lula e Nicolás Maduro (Foto: REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou carta ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmando a sua intenção de retomar as relações com o país, informa o jornal O Globo. 

Com a decisão de Lula, o Brasil deixa de reconhecer o governo interino de Juan Guaidó como legítimo, derrubando uma das principais medidas extremistas de política externa adotadas por Jair Bolsonaro após assumir o poder, 

A informação foi confirmada pelo embaixador e futuro ministro das Relações Exteriores de Lula, Mauro Vieira. Segundo o futuro ministro, no primeiro despacho com o presidente diplomado a orientação foi restabelecer relações com a Venezuela de Maduro. 

“Vieira disse que após a posse do governo eleito o Brasil enviará um encarregado de negócios a Caracas e, posteriormente, com aprovação necessária do Senado, um embaixador. As relações, frisou o futuro chanceler, serão ‘com o governo eleito, o que está lá, do presidente Maduro’”, diz trecho da reportagem. 

Na carta,  Lula reconhece as limitações as limitações que existem para que o chefe de Estado venezuelano venha à posse e confirma sua decisão de derrubar uma portaria interministerial do governo Bolsonaro quando assumir o governo.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: