HOME > América Latina

Lula propõe uso do yuan no comércio para apoiar a Argentina em crise financeira

A Argentina já está mudando para pagar as importações da China em yuan, em meio a problemas com a manutenção das reservas do banco central

Lula e yuans (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (22) durante seu podcast semanal que seu governo está avaliando a possibilidade de utilizar o yuan, a moeda oficial da China, nas transações comerciais com a Argentina. Lula acredita que essa medida poderá fornecer suporte ao país vizinho, que enfrenta uma significativa crise financeira.

"O Haddad [ministro da Fazenda] estava conversando com a Argentina, e é possível a gente ajudar a Argentina tendo como moeda do yuan, sabe, aqui da China", disse Lula, no podcast 'Conversa com o Presidente', da EBC. 

A Argentina já está mudando para pagar as importações da China em yuan, em meio a problemas com a manutenção das reservas do banco central. O país vive uma crise econômica desde 2018. A taxa de inflação ultrapassou 60% nos primeiros sete meses de 2023, disse o instituto nacional de estatísticas. Também experimentou uma forte desvalorização de sua moeda nacional, que vem sendo agravada pela vitória do extremista Javier Milei nas primárias. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: