HOME > América Latina

Maduro ressalta importância da cúpula no Brasil para a integração regional

Nicolás Maduro diz que a reunião de líderes sul-americanos foi um passo significativo para unir a América do Sul

Presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Twitter/NicolasMaduro)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enfatizou nesta quarta-feira (31), a importância do encontro de líderes da América do Sul realizado no Brasil para promover a integração regional, informa a Telesur. O chefe de Estado afirmou que a cúpula sul-americana convocada por seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi um passo certo "na direção correta de reunir e reencontrar a América do Sul". Além disso, indicou que isso contribui para construir um caminho com inovação política e capacidade diplomática, "colocando novamente os temas centrais da América do Sul no centro da agenda comum e das políticas públicas dos 12 países da região".

"Chegamos em Brasília ao que foi chamado de Consenso de Brasília, e a partir da República Bolivariana da Venezuela afirmamos que o Consenso de Brasília é o melhor ponto de partida para retomar os caminhos da integração e da união necessária, independente e soberana da nossa América do Sul", enfatizou. Ele reiterou que há a necessidade de que a América do Sul se coloque no mesmo nível das mudanças que ocorrem no mundo. "Não podemos ficar para trás, observando como o mundo se move, avança e se desenvolve; vendo o surgimento de um mundo multipolar, novos polos de desenvolvimento e poder. Vendo como a Ásia, a África e todas as regiões do mundo se articulam para transitar o século XXI, enquanto nossa América permanece separada e dividida", acrescentou. O presidente ressaltou a importância de se tornar protagonista na região para construir uma nova geopolítica mundial, "uma nova ordem mundial, um novo mundo de cooperação, solidariedade, desenvolvimento compartilhado e paz". 

Relações com o Brasil 

O presidente Maduro também destacou o dia de trabalho que teve com seu homólogo brasileiro, que proporcionou uma oportunidade para discutir o panorama geopolítico mundial e revisar diversos temas de cooperação. "Estabelecemos as bases para um novo mapa de cooperação entre Brasil e Venezuela, visando ao avanço da integração entre nossos países (...) A cooperação fronteiriça está de volta para transformar a fronteira Brasil-Venezuela em uma fronteira de paz, prosperidade, tranquilidade e convivência", afirmou. Outro ponto discutido foi o da Amazônia, estabelecendo-se uma rota de trabalho. "Uma rota de trabalho foi estabelecida para a recuperação e defesa da Amazônia (...) O Brasil possui um conjunto de técnicas e metodologias que considero muito úteis para fortalecer a luta em defesa da Amazônia, reflorestá-la, protegê-la e erradicar a mineração ilegal que tem causado danos", acrescentou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: