HOME > América Latina

México protesta contra financiamento de ONGs de oposição pelos EUA

López Obrador destacou que “há muito tempo o Governo dos Estados Unidos e a USAID se dedicam a financiar organizações abertamente opostas ao governo legítimo

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva no Palácio Nacional, na Cidade do México 20/06/2022 REUTERS/Edgard Garrido (Foto: REUTERS/Edgard Garrido)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou nesta quarta-feira (3), que apresentará um protesto diplomático ao governo dos Estados Unidos (EUA) pela intenção de aumentar os recursos para apoiar organizações não governamentais no México.

Nesse mesmo sentido, expressou seu desacordo com o financiamento norte-americano de organizações como México Evalúa, Article 19 ou Mexicanos contra la Corrupción.

O presidente reclamou: “Como você vai dar dinheiro para uma organização que é abertamente contra um governo legal, legítimo e democrático?! Como vão financiar oposicionistas do exterior?! Isso é uma violação da nossa soberania, é intervencionismo”.

López Obrador destacou que “há muito tempo o governo dos Estados Unidos, em particular, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), se dedica a financiar organizações abertamente opostas ao governo legal e legítimo que represento”.

"É claramente um ato intervencionista, contrário ao direito internacional e ao respeito que deve prevalecer entre Estados livres e soberanos", acrescentou o presidente em entrevista coletiva.

O presidente mexicano entregou a carta à assessora de Segurança Nacional da Casa Branca, Elizabeth Sherwood-Randall, que visitava o México pela segunda vez em menos de dois meses para tratar da migração e do narcotráfico. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: