HOME > América Latina

“O revés pode se tornar uma vitória”, afirma Díaz-Canel no Quartel Moncada

O ataque à fortaleza militar de Moncada, após o seu momentâneo fracasso, significou o início da etapa decisiva para o triunfo revolucionário, disse o presidente cubano

Díaz-Canel discursa na solenidade comemorativa dos 70 anos do assalto ao Quartel Moncada (Foto: Prensa Latina )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - O Primeiro Secretário do Partido Comunista e Presidente Cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou hoje aqui que os reveses podem se transformar em vitórias, encerrando as comemorações do 70º aniversário do assalto ao Quartel Moncada.

Nas suas palavras, o Chefe de Estado aludiu àquela contundente previsão de Fidel Castro, que liderou a frente de jovens combatentes, naquele 26 de julho, a audácia do ataque à fortaleza militar que após o seu momentâneo fracasso significou o início da etapa decisiva para o triunfo revolucionário.

O presidente se referiu à intensificação da hostilidade do governo dos Estados Unidos, expressa em cinco principais assédios, desde a inclusão arbitrária de Cuba entre os países que apoiam o terrorismo, que se tornou um obstáculo para as transações econômicas com o mundo.

A aplicação do título terceiro da Lei Helms-Burton, destinada a impedir o investimento estrangeiro, foi outra das práticas nocivas e oportunistas mencionadas, assim como a perseguição ao abastecimento de combustíveis numa clara violação do direito internacional que afeta a vida na nação.

As outras duas medidas imperiais elencadas pelo presidente foram a tentativa de desacreditar a colaboração médica cubana no mundo e afetar as receitas por este canal, assim como as proibições para a relação do setor turístico norte-americano com seu homólogo no país.

Díaz-Canel disse que aqueles que acusam o governo de ditadura deveriam abordar a história de assassinatos e torturas ocorridos após o assalto, quando apenas seis jovens morreram em combate e 55 foram mortos sem piedade durante uma semana que encheu a cidade de horror.

A luta contra o ódio, a violência e a perversidade inimiga, junto com o desejo de alcançar níveis de prosperidade e desenvolvimento econômico foram enunciados pelo presidente como outros Moncadas que são de responsabilidade das atuais gerações de cubanos.

Ao agradecer aos militantes solidários de vários países pela participação no ato, considerou que este acompanhamento faz parte também da resistência da Revolução, no meio de circunstâncias difíceis.

Os resultados alcançados por esta província e os de Cienfuegos, Sancti Spíritus, Matanzas e Ciego de Ávila indicam que há avanços, mas sem ignorar a insatisfação da população e a necessidade de melhorar a gestão em todos os níveis, observou Díaz-Canel.

Não há sinal melhor para acompanhar um dia tão glorioso do que a aurora iluminando o antigo polígono militar, à medida que avançava a aurora da manhã em que se iniciava a comemoração, exatamente à mesma hora local, 05:15, como início daquela ação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: