HOME > América Latina

Pai da vice-presidente Francia Márquez sai ileso de ataque armado na Colômbia

Presidente Gustavo Petro rechaçou o "terror" em meio ao conflito entre militares colombianos e dissidentes das FARC

Francia Márquez (Foto: MARIANA GREIF/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -  Enquanto se comemorava o Dia dos Pais na Colômbia, neste domingo (16), o veículo em que viajavam o pai e um sobrinho da vice-presidente Francia Márquez foi atacado a tiros na rodovia entre Suárez (Cauca) e Cali (Valle del Cauca), em meio à retomada do conflito entre os militares colombianos e os dissidentes das extintas FARC nessa região. 

A polícia colombiana informou que o veículo foi abordado por duas motocicletas. Os bandidos então atiraram contra o carro blindado e, graças à manobra dos agentes de segurança, conseguiram chegar ao município de Robles. Com a situação sob controle, tanto Sigifredo Márquez quanto seus guarda-costas estão fora de perigo, disse o general Jorge Urquijo, comandante policial. 

Márquez lamentou a tentativa de atentado em suas redes sociais: “Dói-me o coração que neste dia tenha ocorrido um atentado contra meu pai. Informo que meu pai, junto com meu sobrinho de 6 anos e os dois guarda-costas, sofreram um atentado na rodovia Suárez-Cali, na altura do Timba. Felizmente eles saíram ilesos do ataque e estão bem". 

O presidente Gustavo Petro enviou “um abraço de solidariedade” à governante e pediu às autoridades a abertura de investigações sobre o caso. “Os ataques contra a população civil constituem uma violação flagrante dos direitos internacionais e dos direitos humanos. É inaceitável que os grupos armados que operam na área continuem a usar a violência e o terror desproporcionais como instrumentos de guerra”, afirmou.

Reportagem do jornal El País destaca que a chegada de Márquez, representante de movimentos sociais, à vice-presidência, em agosto de 2022, foi um momento histórico para a Colômbia. Mas ela vem sofrendo com tentativas de atentado. Outro ato de violência contra Márquez ocorreu em janeiro de 2023, quando sua equipe de segurança encontrou mais de sete quilos de explosivos na estrada que leva à residência de sua família no povoado de Yolombó, no município de Suárez. (Com informações da W Radio). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados