HOME > América Latina

Países assinam carta lida por Luis Almagro, da OEA, e pedem respeito ao resultado das eleições na Guatemala

Representantes do Brasil e de outras nações da América Latina repudiaram o adiamento da posse de Bernardo Arévalo, presidente eleito na Guatemala

Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Representantes de quatro países - Brasil, Colômbia, Honduras e México - assinaram uma carta lida pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, para demonstrar apoio ao presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo, que teve a posse adiada neste domingo (14). Seus aliados denunciaram tentativa de golpe de parlamentares e militares da oposição ao novo governante. 

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin reforçou que é preciso respeitar o resultado das urnas e afirmou que a eleição no país da América Central é "acompanhada por observadores internacionais". O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que o "Congresso dificultou a posse do presidente eleito". 

O presidente eleito Bernardo Arévalo é sociólogo e tem 65 anos. Ao ganhar a eleição em agosto do ano passado, ele quebrou uma sequência de quatro governos de centro-direita em seu país. É considerado um dos presidentes mais progressistas em décadas na Guatemala.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: