HOME > América Latina

Parlamentares colombianos saúdam acordos de paz entre Governo e ELN

Câmara dos deputados apoia cessar-fogo histórico e busca um Pacto Nacional pela Paz

Governo Colombiano e ELN firmam acordo de cessar-fogo em Cuba (Foto: Prensa Latina)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Câmara dos Deputados da Colômbia saudou e reconheceu, nesta quarta-feira (14), os anúncios apresentados no encerramento do terceiro ciclo de Diálogos de Paz entre o Governo do presidente Gustavo Petro e o grupo armado Exército de Libertação Nacional (ELN). Em especial, destaca-se o acordo de cessar-fogo entre as partes por um período de 180 dias. Cerca de 57 congressistas e representantes que integram a Comissão de Paz da Câmara assinaram uma carta de apoio aos acordos alcançados durante as negociações. Os legisladores consideraram que o cessar-fogo (nacional, temporário e bilateral) é uma "grande oportunidade para avançar nos acordos fundamentais que garantam um Pacto Nacional pela Paz na Colômbia" e instaram outros atores armados a se juntarem ao caminho da paz.

Além disso, eles expressaram votos de confiança para que "sejam garantidas as preparações necessárias que efetivamente cumpram os acordos propostos em torno da participação da sociedade e do cessar-fogo bilateral, nacional e temporário, que terá início em 3 de agosto". Os congressistas consideraram o cessar-fogo alcançado um fato sem precedentes "que reduzirá as violações, impactos e ataques à vida e aos direitos humanos de líderes, comunidades e territórios". Também instaram outros atores armados a mostrarem, de forma urgente, sua vontade de paz e seguirem um caminho como o acordado durante o ciclo de negociações que terminou na sexta-feira passada em Havana.

"Fazemos um apelo ao restante dos atores armados para avançarem de forma decidida na mesma direção e promoverem alternativas e condições para alcançar o cessar-fogo multilateral em todo o país", comunicou a mesa diretora da Comissão de Paz, liderada pelo representante Alirio Uribe (Pacto Histórico). Ao se dirigirem a outros atores armados, os congressistas ressaltaram que é preciso "dar o passo da confiança, garantir a salvação de vidas, reativar outras economias e permitir que milhões de colombianos que habitam o território nacional vivam em paz".

Coincidindo com a divulgação da carta, os senadores María José Pizarro Rodríguez e Iván Cepeda Castro, que integraram o grupo negociador do Governo em Havana, apresentaram um relatório sobre os diálogos com o ELN perante o plenário do Senado. Através do Twitter, Pizarro Rodríguez destacou: "Quando especulavam que o terceiro ciclo de conversas de paz com o ELN seria estéril, mostramos o contrário e avançamos em acordos robustos e inéditos: cessar-fogo nacional e bilateral e participação da sociedade civil na construção da paz".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: