HOME > América Latina

Presidente da Bolívia evoca a luta pela independência em seu 198º aniversário

"Há 198 anos, a Bolívia emergiu no cenário das nações livres, soberanas e independentes", disse ele

Luis Arce, presidente da Bolívia (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com informações da Telesur – O presidente da Bolívia, Luis Arce, celebrou neste domingo o 198º aniversário da gesta independentista do povo boliviano durante um ato realizado na Casa da Liberdade, em Sucre, a capital do país. Em seu discurso, Arce recordou os heróis que participaram da luta pela recuperação da democracia e destacou a importância da independência boliviana, conquistada com força e coragem.

"Há 198 anos, a Bolívia emergiu no cenário das nações livres, soberanas e independentes, após uma árdua e sangrenta guerra que durou 16 anos e manteve o poder colonial no Alto Peru sob cerco. Essa guerra foi finalmente selada pelos extraordinários triunfos do Exército Unido Libertador nas célebres batalhas de Junín e Ayacucho", lembrou o mandatário.

Em seu discurso, o presidente enalteceu a participação de homens e mulheres indígenas, mestiços e crioulos que se uniram em prol de um país livre do colonialismo, abusos e humilhações. Arce destacou que a independência boliviana foi clamada com firmeza pela Assembleia Geral Deliberante, convocada pelo Mariscal Antonio José de Sucre.

"Nunca lutamos tanto e tão bem quanto durante a independência, nunca estivemos tão unidos e irmanados em torno de um ideal comum como naquele tempo heróico. Hoje, somos herdeiros desse espírito, representado pela ALBA, Celac, Mercosul e Unasul, que têm suas raízes no sonho da Pátria Grande Latino-Americana e Caribenha", ressaltou Arce.

O presidente enfatizou que o atual Estado Plurinacional é o resultado de um processo histórico no qual todos os povos que compõem a identidade boliviana são reconhecidos como iguais.

Arce convocou seu povo a se unir em prol da Revolução Democrática Cultural e a renovar o projeto popular que impulsiona seu governo rumo ao Bicentenário. Ele destacou que os desafios que a nação enfrenta podem ser superados por meio da unidade.

"Neste 6 de agosto, a melhor lição que podemos aprender é que nossa independência é fruto da unidade de nosso povo e de nosso Abya Yala", afirmou o líder boliviano.

O presidente alertou para a nova arremetida de entidades externas sobre os recursos naturais bolivianos e enfatizou a importância da unidade nacional para enfrentar essas ameaças.

"Devemos estar conscientes dessa possibilidade e somar esforços para enfrentar futuras contingências com um sentimento de Pátria, priorizando o bem comum e não interesses pessoais", enfatizou Arce.

O mandatário também assegurou que seu governo não deixará impunes os casos de violência e abusos sexuais contra mulheres e crianças. Ele reiterou seu compromisso em fortalecer os mecanismos institucionais para punir esses crimes de forma exemplar e combater o sistema de opressão patriarcal presente na sociedade boliviana.

"Não basta apenas ter leis; é preciso atacar as raízes do mais antigo sistema de opressão, o patriarcado. Devemos trabalhar desde as famílias, na educação em todos os níveis, e criar e fortalecer os mecanismos institucionais que nos permitam prevenir a violência e punir de forma exemplar os crimes de violência contra mulheres e crianças", concluiu Arce.

O presidente boliviano enfatizou que a unidade, o respeito à diversidade e a luta por uma Bolívia livre e soberana continuam sendo a missão de seu governo rumo ao futuro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: