HOME > América Latina

Venezuela comemora o aniversário natalício do Libertador Simón Bolívar

O ato de comemoração do nascimento do Libertador foi realizado no Panteão Nacional de Caracas, onde repousam seus restos mortais

Simon Bolívar (Foto: Reprodução )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Telesur - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, funcionários, instituições estatais e políticos daquele país comemoraram nesta segunda-feira o 240º aniversário do nascimento do Libertador Simón Bolívar, nascido nesta data, no ano de 1783.

"Pai Bolívar, seu exemplo nos guia e exige cada vez mais de nós. Nosso presente hoje e sempre, em homenagem a sua memória imortal, será nos consagrarmos à gloriosa obra que nasceu de seu sacrifício, a Pátria livre que ressuscitou com seu nome", escreveu o chefe de Estado no Twitter.

Por seu lado, a vice-presidente, Delcy Rodríguez, assegurou que “(...) 240 anos depois do nascimento do Libertador, as suas virtudes e pensamento são uma fonte de inspiração para os povos que permanecem na luta pela sua soberania”.

Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, lembrou que o legado do mártir “foi resgatado” pelo falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013). Nesse sentido, o ministro do Interior, Justiça e Paz, Remigio Ceballos, garantiu que o seu legado é de “união, grandeza e independência”, estando a sua “voz” e “ideia” presentes “como garantia de paz”.

A Assembleia Nacional do país latino-americano também fez eco da comemoração ao destacar que "hoje comemoramos o nascimento do pai da independência, o Libertador da Venezuela e da América, Simón Bolívar. Militar, político e fundador das repúblicas da Grande Colômbia e Bolívia. Sua luta continua sendo uma fonte de inspiração e esperança para resgatar a liberdade na unidade".

O ato de comemoração do nascimento do Libertador foi realizado no Panteão Nacional de Caracas, onde repousam seus restos mortais, enquanto as autoridades locais o homenagearam com uma "oferenda musical e poética" na Praça Bolívar, na capital.

O título de Libertador foi concedido a Bolívar por ser o líder do primeiro triunfo da independência da Venezuela, que serviu de impulso para dar liberdade a seis nações americanas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: