HOME > América Latina

Visita de Maduro a Brasília marca reatamento de relações com o Brasil

Laços foram formalizados na semana passada com a entrega das credenciais diplomáticas do embaixador Manuel Vadell

Manuel Vicente Vadell Aquino entrega credenciais ao presidente Lula como embaixador da Venezuela no Brasil, 24/5/23 (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A calorosa recepção do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Brasília, pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, marca a retomada de laços entre as duas nações vizinhas após o isolamento diplomático promovido pelo governo Jair Bolsonaro.  

Na semana passada, o novo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vadell, entregou suas credenciais diplomáticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ato que formalizou o reatamento das relações entre os dois países. Vadell foi indicado por Maduro antes mesmo da posse de Lula.

Após aquela cerimônia, Maduro afirmou que a normalização dos laços entre Brasil e Venezuela é "um grande passo" que constitui "um novo ponto de partida para a consolidação da união entre as duas nações irmãs".

Jair Bolsonaro decidiu reconhecer o governo paralelo do autoproclamado presidente Juan Guaidó e, consequentemente, seus aliados como diplomatas legítimos. A chegada de Lula ao poder em 1º de janeiro pôs fim a uma política de hostilidades contra Caracas iniciada por Bolsonaro, que incluiu o fechamento da embaixada brasileira na Venezuela e a expulsão de diplomatas venezuelanos neste país.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela disse que a vitória de Lula nas eleições "permitiu o restabelecimento de relações diplomáticas pautadas na luta por uma nova ordem mundial baseada no respeito à autodeterminação dos povos". O Brasil, por sua vez, mantém desde janeiro um encarregado de negócios na Venezuela para reabrir a embaixada e reativar os serviços consulares.

Uma delegação da Agência Brasileira de Cooperação visitou a Venezuela no dia 17 de maio, marcando a primeira visita técnica de integrantes do governo brasileiro desde o início do mandato do ex-sindicalista. A missão foi integrada por representantes de diversos órgãos técnicos que se reuniram com seus congêneres venezuelanos para discutir a situação dos acordos existentes entre os países.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: