Acender a vela já é tradição, como dizia Zé Keti
"Vamos todos arregaçar mangas e colaborar, cada um do seu jeito. Salvando o Rio Grande do Sul, estamos salvando o Brasil", escreve Hildegard Angel
Vamos ouvir com muita atenção o desabafo desse prefeito gaúcho, de um município da região de Nova Colônia, no encontro em Porto Alegre com o presidente Lula, os ministros, o governador.
Escutem também a resposta de Lula e como está determinado a ajudar a reerguer o Rio Grande do Sul.
O RS é um país dentro do Brasil, maior que muitos países estrangeiros. Um estado diversificado e laborioso, construído pelo trabalho. Ele mistura conservadores e progressistas, arte regional e arte de vanguarda, sua economia é múltipla, vai dos calçados ao têxtil, dos alimentos ao vinho, do turismo ao agro exportador, da agricultura familiar ao aço.
O Rio Grande do Sul é uma força, agora em confronto com a maior das forças, a da natureza. Estado que nos deu Mário Quintana, Moacyr Scliar, dois Verissimo - Érico e Luís Fernando, Raul Bopp. Nas artes plásticas, Iberê Camargo e dois Carlos - Scliar e Vergara. Elis Regina, José Lewgoy e Teixeirinha. O RS é muito mais que isso. É o empreendedorismo da família Silveira, de Gramado, com seu Kur do envelhecimento saudável. São os chocolates artesanais, o café colonial, os churrascos. O chimarrão. Os Centros de Tradição Gaúcha. Tantas coisas...
Aí percebemos que só quando acontece uma tragédia de proporção catastrófica, as gentes, seduzidas por discursos políticos mitológicos e enganadores, percebem que precisam mesmo é ter um gestor de fato, experiente, informado e cumpridor da palavra, e não de um político de ocasião, político de promessas jamais cumpridas, político purpurina, feito só para brilhar e lacrar.
Por isso meu conforto em saber que temos um líder de fato conduzindo o Brasil. Um comandante para tempo bom, céu de brigadeiro, para ventos e tempestades. Um Lula!
Vamos todos arregaçar mangas e colaborar, cada um do seu jeito. Salvando o Rio Grande do Sul, estamos salvando o Brasil, cada um de nós. Pois novas tragédias climáticas virão, a ciência já avisou faz tempo. Teremos todos nosso quinhão desse apocalipse ambiental. Como já tivemos em Itaipava, Petrópolis, Mariana e Brumadinho, Sergipe, seja por ação imediata da ambição dos homens, seja pela ação lenta e gradual do mundo capitalista e consumista.
Obrigada, presidente Lula!
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: